top of page
photo of underwater_edited.jpg

Evento em Santos sobre oceano, biodiversidade e justiça climática reúne mais de 160 pessoas e gera recomendações para a COP30

  • Foto do escritor: Leandra R. Gonçalves
    Leandra R. Gonçalves
  • 17 de jul.
  • 1 min de leitura

Nos dias 15 e 16 de maio, o Instituto do Mar da UNIFESP e o Lab Procomum sediaram o evento “No caminho para a COP30: o oceano, a biodiversidade e o protagonismo dos saberes locais na agenda climática”, reunindo mais de 160 participantes entre pesquisadores, lideranças comunitárias, representantes de governos, organizações da sociedade civil e estudantes.


Com atividades realizadas no Instituto do Mar da UNIFESP e no Lab Procomum, o evento foi marcado por mesas-redondas, rodas de conversa, exposições fotográficas, cafés com prosa, relatorias ao vivo e facilitação gráfica. A proposta foi construir coletivamente recomendações para fortalecer a presença do oceano, da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais nas negociações da COP30, que acontecerá em Belém, em 2025.


Para a professora Leandra Gonçalves, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenadora da iniciativa, o evento evidenciou a potência das conexões entre ciência, gestão pública e saberes locais:


“Foi emocionante ver tantas vozes diferentes unidas por um propósito comum: levar o oceano e os territórios costeiros e tradicionais para o centro do debate climático. As trocas foram riquíssimas e o resultado é uma contribuição concreta para a COP30, construída de forma coletiva e inclusiva”, afirma Leandra.

Como desdobramento do encontro, foram produzidos dois materiais principais:


  • Um policy brief com recomendações para tomadores de decisão, em português e inglês;

  • Um vídeo-documentário com registros e depoimentos que captam a essência do evento.


Ambos os materiais estão disponíveis no site abaixo:


 
 
 

Comentários


bottom of page